Ramphastos

Ramphastos é o gênero de aves Piciformes, família Ramphastidae, que possui os tucanos sul-americanos, cuja principal caracterítica são seus enormes e coloridos bicos. Todos eles se alimentam basicamente de frutas, mas podem comer insetos e outras presas. Vivem normalmente em árvores, sendo que seus ninhos são construídos nos buracos delas, além de serem sedentários.

Ramphastos dicolorus - tucano-de-bico-verde

O tucano-de-bico-verde tem cerca de 48 centímetros, boa parte correspondem ao bico. Pesa em torno de 320 g a 400 g. Apresenta papo amarelo e bico verde. O serrilhado do bico é bem desenvolvido e realçados pela cor vermelha sangüínea. É o único Ramphastos a apresentar um ângulo acentuado na base da mandíbula inferior.

São perseguidos por caçadores pela sua carne. Sua voz caracteriza-se por uma sequência de “äk”, “rrät”, “rräit”.

Vive em áreas florestadas, desde o litoral até as zonas montanhosas, incluindo as florestas de planalto. Habita a copa de florestas altas, principalmente em áreas montanhosas da Mata Atlântica, em seu interior e nas bordas. Era comum ao longo de toda sua área de ocorrência, tendo entretanto se tornado raro em muitas regiões devido à destruição de seu hábitat natural.

É encontrado em toda a região Sul e Sudeste do Brasil,e também,no sul de Goiás(bem raro no sul de Goiás), Paraguai e até o nordeste da Argentina. Bastante comum em regiões de serra, onde é avistado em pequenos bandos. É esta a espécie de tucano que mais avança ao sul de nosso país.

Ramphastos toco - tucanuçu

O tucanuçu com a característica marcante de possuir enorme bico alaranjado com uma mancha negra na ponta. Sua plumagem é negra, destacando-se o papo e o uropígio brancos, além do crisso manchado de vermelho. Destaca-se também a área de pele nua de cor laranja ao redor dos olhos e as pálpebras azuis. O bico amarelo-alaranjado de tecido ósseo esponjoso, que mede cerca de 20 cm, é duro e cortante, sendo usado como uma pinça para capturar alimento. Mede 56 cm de comprimento e pode pesar 540 g. Apesar do tamanho, é muito leve, devido à estrutura interna, onde existem grandes espaços vazios. O tucano usa-o com grande habilidade, apanhando desde pequenas presas até separando pedaços de alimentos maiores. Suas bordas são serrilhadas e a força do tucano corresponde a seu tamanho. Para ingerir o alimento, lança-o para trás e para cima, em direção à garganta, enquanto abre o bico para o alto.

Vive aos pares ou em bandos de duas dezenas de aves que voam em fila indiana. Voa com o bico reto, em linha com o pescoço, alternando curtas batidas com um planar mais demorado. Ao dormir vira a cabeça e descansa o bico nas costas. Comunicam-se com chamados graves, parecendo um pouco o mugido do gado (vindo daí o nome goiano de tucano-boi).
Habitam as matas de galeria, cerrado, capões; única espécie da família Ramphastidae que não vive exclusivamente na floresta, sobrevoa freqüentemente os campos abertos e rios largos; gosta de pousar sobre árvores altaneiras. Menos sociável que os outros tucanos. Os ocos também são usados para dormir, quando a grande ave dobra-se de tal forma que diminui o seu tamanho em dois terços. Inicialmente, coloca o bico sobre as costas e, em seguida, cobre-se com a cauda. Essa posição de dormida também é usada quando dorme no meio das folhas da parte superior da copa das árvores.

De larga distribuição em regiões campestres do interior, da Amazônia (p. ex. Manaus e foz do Amazonas) ao Paraguai, Bolívia e Argentina; não atinge o litoral do Brasil oriental.

Ramphastos tucanus - tucano-grande-de-papo-branco

O tucano-grande-de-papo-branco mede cerca de 55 cm de comprimento e pesa 600 g.

Comum na copa de florestas úmidas, bordas de florestas e capoeiras altas. Vive em pequenos grupos e geralmente permanece mais alto do que os outros tucanos. Seu canto é um dos mais ouvidos da Floresta Amazônica.

Presente em toda a Região Amazônica e também das Guianas e Venezuela à Bolívia.

Referências